A semana foi marcada por duas iniciativas de cobrança de dívidas ao fisco, que não passaram ao lado do Governo Sombra.
Corpo do artigo
Um dos casos da semana foi a iniciativa " Ação sobre Rodas ", uma colaboração entre a Autoridade Tributária (AT) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), durante a qual a GNR apreendeu alguma viaturas na A42, em Alfena, no concelho de Valongo, porque os seus proprietários tinha dívidas ao fisco.
A operação durou apenas uma manhã, tendo sido cancelada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais , depois de a mesma ter sido divulgada na comunicação social.
Para Ricardo Araújo Pereira, a primeira ironia é a operação ter sido levada a cabo no concelho de Valongo e não na Bacalhoa, onde, aí sim, poderia render alguma coisa.
Apesar de a ação ter sido cancelada, o humorista tem algumas ideias para partilhar com os contribuintes, não vá voltar a acontecer: andar sempre com um burro atrás, para o caso de ficar sem carro em plena autoestrada e manter junto da carta de condução a nota de liquidação do IRS.
Na mesma semana veio a público que a AT tinha planos para uma operação de fiscalização de casamentos, operação que foi também rapidamente cancelada pelo Ministério das Finanças . Ricardo Araújo Pereira sugere à AT que leve este tipo de ação aos concelhos de administração, porque, aí sim, há boas hipóteses de recuperar boas quantias. "A não ser que o casamento seja na Bacalhoa", remata João Miguel Tavares.
A emissão completa do Governo Sombra, para ver ou ouvir , sempre, em tsf.pt.