
Global Imagens/Artur Machado
A subdirectora geral de Saúde, Graça Freitas, desdramatiza os números e lembra que a maioria das vacinas para gripe foi administrada.
Corpo do artigo
O pico da gripe é esperado no final do mês de janeiro mas já há pelo menos 10 pessoas internadas nos cuidados intensivos por causa desta doença.
De acordo com o último relatório do Instituto Ricardo Jorge, citado pelo Diário de Notícias, a maioria dos casos deram entrada nos hospitais na primeira semana do ano. O DN avança que nenhum destes doentes estava vacinado.
Ouvida pela TSF, Graça Freitas, subdirectora geral de Saúde, admite que o número de pessoas internadas com gripe possa ser superior mas sublinha que é normal para a época.
Portugal recebeu 1,6 milhões de vacinas das quais 1,1 milhão foram para os centros de saúde para serem dadas gratuitamente às pessoas com mais de 65 anos e idosos institucionalizados.
Graça Freitas diz que o stock está praticamente esgotado e que muitas pessoas não vão conseguir vacinar-se, o que significa, diz a responsável, que o objetivo foi cumprido.