Detido um dos suspeitos de ter disparado sobre a PSP em Santa Marta de Corroios
Polícia Judiciária está no terreno a analisar o local a partir do qual os suspeitos receberam uma patrulha da PSP com tiros quando respondia a uma chamada devido a tumultos entre moradores.
Corpo do artigo
A PSP já deteve um dos suspeitos de ter atirado sobre agentes de uma patrulha que foi chamada ao bairro da Quinta das Lagoas, em Santa Marta de Corroios, no Seixal. A operação policial, com dezenas de operacionais e à qual já se juntou a Polícia Judiciária, teve início pouco antes das 12h30.
Um dos suspeitos foi identificado, localizado e já está "na presença da PSP", que está a "fazer as diligências necessárias para conseguir intercetar todos os suspeitos".
Em declarações aos jornalistas, a Comissária Sara Ferreira deu conta de que, durante a tarde, a polícia "fez várias abordagens à habitação" de onde os suspeitos tinham disparado contra os agentes, acabando por concluir que já não se encontrava na mesma qualquer dos indivíduos.
Na mesma habitação foram encontrados invólucros "que tudo indicia pertencerem à arma ou armas utilizadas" e que justificaram o acionamento da Polícia Judiciária.
Para já, a PSP garante que "estão garantidas todas as condições em segurança".
Os moradores poderão regressar a casa "quando o perímetro de segurança for alargado", algo que a polícia ainda não sabe quando vai acontecer.
A PSP foi chamada ao local, ainda na manhã desta terça-feira, devido a um tumulto entre moradores, mas a patrulha foi recebida a tiro, pelo que o dispositivo policial foi reforçado de imediato com dezenas de operacionais.
TSF\audio\2021\03\noticias\23\comissaria_sara_ferreira_1_factos
Durante a tarde, a PSP tinha iniciado uma fase de negociações com os suspeitos que permaneciam barricados.
Nessa altura, a Comissária Sara Ferreira e a PSP tranquilizavam a população residente e garantiam a segurança do local e apela à compreensão dos residentes "relativamente às habitações que foi necessário evacuar e às restrições impostas à circulação de pessoas e viaturas por motivos de segurança".
TSF\audio\2021\03\noticias\23\comissaria_sara_ferreira_2_negociacao
Em comunicado, a PSP referia que "da troca de tiros desconhece-se se ocorreram ferimentos nos suspeitos. Não se registaram ferimentos nos polícias intervenientes".
Notícia atualizada às 20h20