Dezenas de pessoas de parque de campismo em Pinhal Novo obrigadas a sair de residências
Várias quedas de árvores que destruíram algumas residências e as pessoas “foram convidados pela Proteção Civil a concentrarem-se num café no interior do parque”
Corpo do artigo
Dezenas de pessoas de um parque de campismo no Pinhal Novo, no concelho de Palmela, foram obrigadas a sair das residências durante a noite e a concentrar-se num café, devido ao risco de queda de árvores.
Joana Martins, utente do parque de campismo Vasco da Gama há cerca de quatro anos, explicou à agência Lusa que o vento forte começou a fazer-se sentir cerca das 22h00 de quarta-feira, prolongando-se até às 03h00 desta quinta-feira.
Durante esse período, houve várias quedas de árvores que destruíram algumas residências e as pessoas “foram convidados pela Proteção Civil a concentrarem-se num café no interior do parque”, onde passaram a noite.
Segundo Joana Martins, a maioria das pessoas tem residências temporárias, mas algumas residem permanentemente no parque de campismo.
A agência Lusa contactou o responsável do espaço, que se recusou a prestar quaisquer declarações.
Esta foi uma das mais de 4.000 ocorrências relacionadas com o mau tempo registadas em Portugal continental entre as 00h00 e as 07h00, a maioria quedas de árvores e estruturas, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.
“Temos o registo acumulado desde as 00h00 de dia 19 [quarta-feira] até às 07h00 de dia 20 [hoje] de 4214 ocorrências, das quais 2314 quedas de árvores, 1169 quedas de estruturas, 643 limpezas de via, 45 movimentos de massa e 38 inundações”, disse à agência Lusa José Miranda, da ANEPC.
Segundo José Miranda, as regiões mais afetadas foram a Sub-Região da Grande Lisboa com 1452 ocorrências, a Península de Setúbal com 456 e a Sub-Região do Oeste com 329.
José Miranda indicou também que foram mobilizados 14.560 operacionais, com o apoio de 4901 meios terrestres.