A Direcção Geral de Saúde diz, no entanto, que se trata de um constrangimento temporário e que a situação vai estar regularizada no próximo mês.
Corpo do artigo
A vacina BCG contra a tuberculose é uma vacina que está incluida no plano nacional de vacinação. Por norma é aplicada aos bebés , logo à nascença,nas matermidades e hospitais.
Apesar de admitir que há carência da vacina da BCG atualmente, a Direcção geral de Saúde (DGS) assegura, em comunicado, que as crianças que não forem vacinadas vão poder receber a vancina nos centros de saúde assim que o fornecimento da vacina seja normalizado.
A DGS garante ainda que não existe qualquer risco para a saúde pública.
Não é a primeira vez este ano que este problema se coloca. Há cerca de três meses, a vacinalção da BCG chegou a estar suspensa, confirmando-se a incapacidade de fornecimento do laboratório dinamarquês em dar resspota às necessidades.
Trata-se do único laboratório que produz e distribui a vacina contra a tuberculose para a Eeuropa, num processo demorado e complexo.