Primeira fase da vacinação vai arrancar mais cedo do que o esperado.
Corpo do artigo
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou, esta quinta-feira, a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe. A primeira fase de vacinação terá início já a 27 de setembro.
Em comunicado, a DGS lembra que a vacina contra a gripe é "fortemente recomendada para grupos prioritários da população" e que se trata de uma medida de prevenção com impacto na ocorrência e gravidade da doença.
Perante o contexto da pandemia de Covid-19, mantêm-se medidas excecionais no âmbito desta vacinação: um início mais precoce e a vacinação faseada e gratuita para os profissionais que trabalham em contextos de maior risco.
A primeira fase de vacinação, que arranca a 27 de setembro, destina-se a pessoas em maior risco, nomeadamente "residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde", além de "grávidas".
Na segunda fase, serão vacinadas outros grupos abrangidos pela vacinação gratuita, como os idosos a partir dos 65 anos e pessoas portadoras de algumas doenças.
A DGS apela à adesão de todos aqueles que se inserem nos critérios para a vacinação contra a gripe, que irá decorrer ao longo dos próximos meses.
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
14150406