
Cólera
Direitos Reservados
Isabel Falcão aconselhou o consumo de água engarrafada aos viajantes que se deslocarem à República Dominicana caso não haja certezas sobre a qualidade da água da rede pública.
A Direcção-geral de Saúde recomenda cautela aos portugueses que se desloquem à República Dominicana, por causa do aumento dos casos de cólera neste país vizinho do Haiti.
Ouvida pela TSF, Isabel Falcão, da Direcção-geral de Saúde recomendou, por exemplo, que «se os viajantes não tiverem a garantia de que a qualidade da água da rede pública é boa devem beber água engarrafada».
«Devem ter o cuidado de ver se o selo está intacto. No caso da água não ser de confiança, devem fervê-la antes de a beber», acrescentou.
Isabel Falcão adiantou ainda que a água engarrafada deve também ser usada para a lavagem de dentes, bem como para o chá, café, gelo e sumos.
«Não devem comer saladas ou vegetais crus, peixe ou marisco não cozinhados (devem ser cozinhados a altas temperaturas). Devem evitar o consumo de bebidas e comidas adquiridas em vendedores ambulantes», adiantou.
Esta responsável da Direcção-geral de Saúde aconselhou ainda a que se lave bem e descasque a fruta antes de esta ser ingerida e à lavagem das mãos antes e após a preparação dos alimentos.
Na República Dominicana, já morreram 56 pessoas por causa da cólera e mais de 1600 já contraíram esta doença, sendo que o aumento dos casos de cólera terá a ver com a proximidade deste país com o Haiti.