
Rebentos de soja
Reuters
A subdirectora-geral da Saúde recomenda o consumo de «alimentos cozinhados» na Alemanha e cuidado com «rebentos de soja e lentilhas» crus.
Corpo do artigo
A direcção-geral de Saúde recomenda que se evitem legumes e vegetais crus com origem na Alemanha por causa da bactéria E.coli, especialmente vindos de Hamburgo.
Em declarações à TSF, a subdirectora-geral de Saúde chamou à atenção para os riscos do consumo deste tipo de produtos e que envolvem portugueses com ligações ou que se desloquem para a Alemanha.
A estes, Graça Freitas recomenda, em primeiro lugar, «medidas básicas de higiene, que implicam a lavagem das mãos antes e depois de comer e antes e depois de ir à casa de banho».
«Depois, quem cozinha lá também terá que ter algum cuidado com os alimentos, nomeadamente o lavar das facas entre os diversos alimentos e não misturar alimentos cozidos com crus para evitar contaminação cruzada», acrescentou.
Graça Freitas recomenda ainda cuidado para quem coma for na Alemanha, em especial, com os alimentos crus e com os «rebentos de soja e lentilhas», sendo preferível comer «alimentos cozinhados, uma vez que o calor da cozedura inactiva a toxina».
A subdirectora-geral de Saúde recomendou ainda a quem regressa da Alemanha, especialmente do norte deste país, que não despreze sintomas de gastroenterite, vómitos, diarreia e náuseas e febre».
«Se essa diarreia for sangrinolenta devem contactar um médico. Os médicos têm orientações muito precisas sobre o que fazer numa situação dessas. Tomarão as providências necessárias quer em relação ao doente quer ao pedido de análises e exames laboratoriais que são muito rápidos», concluiu.