Dia de tempestade. Trovoada, vento e chuva forte deixam 17 distritos sob aviso
No arquipélago da Madeira as rajadas de vento podem chegar aos 100 quilómetros por hora.
Corpo do artigo
Todos os distritos de Portugal continental, exceto Bragança, estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada frequente e rajadas de vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja, Évora e Faro estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros e rajadas de vento até às 21h00 de hoje e trovoada frequente até às 18h00 de hoje.
O aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra e Leiria vai estar em vigor até às 00h00 de sábado.
O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 100 quilómetros por hora até às 12h00 de hoje.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado e aguaceiros, por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, por vezes forte no litoral, soprando forte nas terras altas, com rajadas até 90 quilómetros por hora, rodando gradualmente para o quadrante sul.
Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e descida da máxima no litoral oeste.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 8 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 12 graus (na Guarda) e os 19 (em Faro).
O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado e aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da manhã.
Está também previsto vento moderado a forte de oeste/sudoeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nas vertentes leste e oeste da ilha da Madeira, e soprando forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora, nas terras altas, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da tarde e uma pequena subida da temperatura máxima.
No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 22 graus e no Porto Santo entre os 15 e os 20.