"Dia Zero": a série que revela o caos (ainda maior) que poderia ter-se instalado com o apagão em Portugal
A série é protagonizada por Robert De Niro e retrata um ciberataque nos Estados Unidos que durou 60 segundos, parando o país por completo
Corpo do artigo
Lançada em fevereiro deste ano, a série da Netflix "Dia Zero" revela o que poderia ter acontecido com a falha de energia sentida, esta segunda-feira, em toda a Península Ibérica e regiões de França.
Em Portugal, as dez horas de apagão foram provocadas por uma falha de energia "que não teve origem nacional", como disse Luís Montenegro. As pessoas foram para os supermercados comprar garrafões de água e enlatados, outras foram impedidas de entrar no aeroporto e houve ainda quem corresse a lojas convencionais para encontrar rádios a pilhas.
Imagine-se o acontecimento por apenas um minuto, mas deveras pior. É isso que retrata a série da Netflix "Dia Zero", protagonizada por Robert De Niro. Um ciberataque planeado de 60 segundos paralisa os Estados Unidos, causando o colapso de infraestruturas essenciais. A crise instala-se.
O ator principal protagoniza George Mullen, um ex-presidente dos EUA acarinhado pela população. Mullen é solicitado como líder da comissão do "Dia Zero", especialmente criada para desvendar o mistério por detrás do ataque - equiparada à que o Governo português anunciou na tarde desta terça-feira.
Na série, George Mullen encara uma investigação de conspirações, desde teorias de ataques vindos da Rússia a dilemas do Governo norte-americano, enquanto lida com a própria saúde mental.
Robert De Niro confessou, em entrevista à GQ, que queria fazer um trabalho por Nova York durante um tempo para que conseguisse ficar na cidade: "Apresentaram-me o Eric Newman [produtor de "Dia Zero"] e, quando o conheci, parecia ter algo interessante para mim e para ele. Entretanto, ele começou a escrever e a enviar-me episódio a episódio da série."
O ator e produtor norte-americano, de 81 anos, estreou-se nos palcos em 1965 e é conhecido pelos trabalhos em Cabo do Medo, Taxi Driver e Touro Indomável.
"Dia Zero" foi lançado na Netflix a 20 de fevereiro, tem seis episódios e conta no elenco com nomes como Jesse Plemons, Lizzy Caplan, Connie Britton, Joan Allen, Matthew Modine e Angela Bassett.
Também a série em podcast "Blackout", que estreou em 2019, retrata as consequências de um apagão: Rami Malek é a voz do protagonista de um thriller apocalíptico que narra a história de um locutor de uma rádio local enquanto tenta proteger a família durante uma falha de energia nos Estados Unidos.
