Nos termos do n.º 6 do artigo 62.º e 63.º da Lei da Rádio, a TSF publica este direito de retificação por determinação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Corpo do artigo
"O Ministério da Saúde vai avaliar a qualidade e pureza da droga consumida no Boom Festival
Sobre esta notícia, difundida no dia 19 de julho nos noticiários das 13, 14 e 15 horas da "TSF", a organização do Boom Festival, gostaria de esclarecer o seguinte:
- A "TSF" baseia-se na manchete do "Correio da Manhã" sem confirmar qualquer "facto". Bastaria contactar-nos ou o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) para perceber que a mesma, além de 16 anos atrasada, é, na sua essência, falsa.
- Enquanto o jornal sugere que é o Estado, ao qual pertence o SICAD, que coordena o serviço no Boom Festival, a "TSF" afirma-o.
- Este serviço, que visa a prevenção e redução de comportamentos de risco, com o objetivo de promover a saúde pública, totalmente financiado pela organização do Boom Festival e elogiado por todas as entidades nacionais e internacionais que intervêm na área, conta com a cooperação da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto e do SICAD, que licencia e presta consultadoria ao serviço, de acordo com a lei portuguesa através do Decreto-Lei n.º 183/2001, de 21 de junho, o qual aprova o regime geral das políticas de prevenção de riscos e de minimização de danos.
- A "TSF" afirma ainda que dois participantes da edição de 2016 morreram devido ao excesso de droga. Não tendo as autópsias sido oficialmente divulgadas pelos órgãos competentes, estará a "TSF" em condições de atestar a informação que divulgou repetidamente?
- Ao omitir que o consumo de droga não é exclusivo deste evento, a peça jornalística associa intencionalmente o evento à promoção desta prática.
- O Boom Festival realiza-se no Interior de Portugal e é um evento com um impacto de milhões de euros na economia nacional, reconhecido por órgãos de comunicação como a revista Rolling Stone ou o jornal The Guardian, tendo conquistado diversos prémios na área da sustentabilidade ambiental e não só.
Idanha-a-Nova, 26 de Julho de 2018
A ORGANIZAÇÃO DO BOOM FESTIVAL"