"Projeto emblemático." Diretor executivo do SNS quer "criar maior bloco de partos do país" no Santa Maria
Durante as obras no Hospital de Santa Maria as grávidas vão ser atendidas no Hospital de São Francisco Xavier.
Corpo do artigo
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, acredita que, com diálogo, tudo se vai resolver no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e sublinha a importância do projeto que vai nascer.
"Temos aqui um projeto que é um projeto emblemático. Criar o maior bloco de partos do país, o mais diferenciado. Vai ser feito um investimento elevado por parte do Serviço Nacional de Saúde, vamos ter excelentes condições já no próximo ano e, portanto, tenho a certeza de que com diálogo, com o envolvimento das partes, chegaremos seguramente à estabilidade e cumprimento deste enorme desafio, que é conseguirmos que as grávidas tenham no SNS o melhor atendimento possível", explicou Fernando Araújo.
O diretor clínico do departamento de ginecologia, obstetrícia e medicina de reprodução, Diogo Aires de Campos, foi afastado na semana passada e, na última sexta-feira, demitiram-se mais de uma dezena de chefes e subchefes da urgência deste departamento. Os médicos contestam o plano de obras no Santa Maria e o modo como foi planeada a transferência dos médicos para o Hospital de São Francisco Xavier.
No entanto, Fernando Araújo garante que o São Francisco Xavier dá todas as condições de segurança às grávidas.
"Foi delineado e construído para esse fim. Tem umas estruturas ótimas e aconselho-vos a visita. Os próprios profissionais sentem-se seguros e com qualidade. Temos aqui um plano que vai funcionar no verão enquanto as obras no Santa Maria vão decorrer e volto a referir: vão decorrer para termos um bloco de partos diferenciado, humanizado e seguro. Isso é que é a notícia mais importante para todos nós", assegurou o diretor executivo do SNS.