
Esta forma da doença vem ameaçar a ideia de que os mais novos estão a salvo de formas mais graves de Covid-19
Angelo Carconi/EPA
Até ao momento não se sabe se é uma forma rara de Covid-19 ou se é uma resposta deficiente do sistema imunitário à presença de um vírus ou de outro agente infeccioso.
Corpo do artigo
É raro, é grave e é tratável. De resto ainda se sabe pouco sobre o que leva algumas crianças e adolescentes que tiveram contacto com o novo coronavírus a desenvolver uma doença inflamatória severa. Há cerca de uma centena de casos notificados no mundo, um está em Portugal.
Até ao momento não se sabe se é uma forma rara de Covid-19 ou se é uma resposta deficiente do sistema imunitário à presença de um vírus ou de outro agente infecioso.
Embora tratável e muito rara, esta forma da doença vem ameaçar a ideia de que os mais novos estão a salvo de formas mais graves de Covid-19. Mas também não há certezas de que os adultos estejam a salvo destes sintomas.
  12168559
  
Nas últimas semanas, primeiro na Europa e mais recentemente nos Estados Unidos, com 85 diagnósticos em sete estados, os pediatras têm vindo a notificar estes casos raros. A maioria são crianças, mas também há adolescentes.
Em entrevista à TSF, a pediatra que coordena a Unidade de Infeciologia do Hospital D. Estefânia recusa falar do caso em Portugal para preservar a privacidade da criança e da família. Maria João Brito fala antes do pouco que se sabe sobre esta doença e do muito que ainda falta saber para podermos explicá-la.
  TSF\audio\2020\05\noticias\08\maria_joao_brito_para_o_online_