Doentes urgentes com tempo de espera de 16 horas nas urgências do Amadora-Sintra

Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto que as urgentes (amarela) são de 60 minutos
Mário Vasa (arquivo)
Por sua vez, os doentes muito urgentes (pulseira laranja) estavam com um tempo máximo de espera de seis minutos
Corpo do artigo
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra chegou às 16 horas nesta manhã de domingo, indica-se no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Segundo a informação atualizada às 11h30 consultada pela Lusa, o tempo médio de espera máximo para a primeira observação era de 16 horas e 01 minuto para os doentes urgentes (pulseira amarela) e de cerca de 18 horas para os poucos urgentes (pulseira verde).
Os doentes muito urgentes (pulseira laranja) estavam com um tempo máximo de espera de seis minutos.
A essa hora estavam nas urgências gerais do Hospital Fernando Fonseca 51 doentes na urgência geral, a maioria pouco urgentes, não se verificando tempos de espera significativos nas urgências de obstetrícia/ginecologia e de pediatria.
No início do ano, a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra integrou o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, com o objetivo de reduzir a sobrecarga dos serviços de urgência, promovendo o contacto prévio com a Linha SNS24.
Na altura, cerca de 55% dos atendimentos nas urgências do Hospital Fernando Fonseca eram não urgentes ou pouco urgentes, o que sobrecarrega o funcionamento desse serviço.
Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto que as urgentes (amarela) são de 60 minutos e as pouco urgentes (verdes) de 120 minutos.
