Doentes urgentes esperam nove horas para serem atendidos nos hospitais de Loures e Amadora-Sintra
São as urgências com maior tempo de espera no primeiro dia de 2025
Corpo do artigo
Os hospitais de Loures e Amadora-Sintra voltam a estar cheios, esta quarta-feira, com os doentes urgentes a terem de esperar longas horas para serem atendidos, segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Nas urgências gerais, os tempos de espera para os doentes urgentes chegam quase às nove horas no hospital Amadora-Sintra e, no caso do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, ultrapassam mesmo as nove horas. São as urgências com maior tempo de espera no primeiro dia de 2025.
A Direção Executiva do SNS apela aos utentes para ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem à urgência.
Desde 16 de dezembro que as grávidas têm de ligar para a linha SNS Grávida antes de recorrerem à urgência de obstetrícia e ginecologia dos hospitais que aderiram ao projeto que arrancou em fase piloto em 11 Unidades Locais de Saúde (ULS), maioritariamente em Lisboa e Vale do Tejo, e em três unidades que aderiram voluntariamente ao projeto: Hospital de Gaia, Centro Materno Infantil do Norte e Hospital de Portalegre.
A partir de janeiro, aderem ao projeto as ULS da Península de Setúbal, nomeadamente Almada-Seixal, Arco Ribeirinho e Setúbal.
