
"Operação Censos Sénior" da GNR
TSF/Amadeu Araújo
No dia em que a GNR começa a "Operação Censos Sénior" 2013, a TSF foi visitar duas idosas que foram identificadas no censos do ano passado, no distrito de Viseu.
Corpo do artigo
A Quinta das Valas é um dos locais onde estão identificados os 23 mil idosos referenciados pela GNR. Nesta pequena quinta, na margem esquerda do rio Vouga, a meio caminho entre Viseu e Vila Nova de Paiva, vivem duas idosas.
Emília, a mãe, tem 83 anos e nunca conheceu outra casa, e Lucília, a filha, que tem 60 anos e sempre negou o apelo da emigração.
Estas idosas vivem na companhia das galinholas, dos gaios, dos pombos, dos javalis e, conta Lucília, qualquer barulho que rompa o rumor da natureza é motivo de sobressalto.
As visitas da GNR trouxeram outra tranquilidade à Quinta das Valas. E para além da segurança, a patrulha da GNR traz dois dedos de conversa, conselhos e companhia.
No país, são mais de 20 mil os idosos que vivem sozinhos, muitos deles em locais isolados e que, pelo menos uma vez por mês, recebem a visita das patrulhas da GNR.
O projeto "Operação Censos Sénior" começou em 2010, em resposta ao aumento do sentimento de insegurança, provocado por vários roubos com violência a residências, nomeadamente de idosos que viviam sozinhos ou isolados.