Dois feridos em acidente com carro de bombeiros na Serra da Estrela. Três localidades evacuadas
Algumas pessoas de Vale Formoso queriam voltar a casa, mas foram impedidas pelo presidente da Câmara.
Corpo do artigo
Um acidente com um veículo de bombeiros entre Sarzedo e Teixoso fez esta tarde dois feridos, confirmou à TSF a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Mais tarde, em conferência de imprensa, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, confirmou que os ferimentos ligeiros e que os bombeiros pertencem corporação de voluntários de Carnaxide, no distrito de Lisboa.
Sarzedo, Orjais e Vale Formoso foram evacuadas pelas autoridades, na tarde desta quarta-feira, por causa do incêndio que lavra na Serra da Estrela.
O centro de acolhimento que funciona na escola de Teixoso tem recebido ao longo da tarde pessoas provenientes das três localidades, à medida que o fogo avança.
Várias pessoas de Vale Formoso queriam voltar às suas casas, mas o autarca local disse que ainda não havia condições.
"Uma das coisas que foi profundamente alterada (...) é um incremento ainda mais ativo das forças adstritas à vigilância em toda esta região, por forma a que de uma forma persuasiva as pessoas não se sintam tentadas a fazer o uso do fogo, seja por motivos dolosos ou por motivos do seu trabalho, numa situação que é muito perigosa", anunciou durante a tarde o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa.
Em declarações aos jornalistas, em Belmonte, distrito de Castelo Branco, onde o incêndio tem "uma frente muito ativa", Duarte Costa disse que a medida é "decorrente da indicação do senhor ministro da Administração Interna [José Luís Carneiro], conjuntamente com o comandante-geral da GNR", Rui Clero.
Notícia atualizada às 19h15