Fogos lavram junto às localidades de Besteiros e Carvalhal.
Corpo do artigo
Dois incêndios de grandes dimensões estão, esta sexta-feira, a atingir as localidades de Besteiros e Carvalhal, no concelho de Loulé, mas nenhum está a colocar populações em risco.
Ainda assim, o fogo em Besteiros está "muito próximo" de algumas habitações, mas o segundo Comandante Distrital da Proteção Civil de Faro, Abel Gomes, explicou à TSF que não foi preciso retirar os moradores.
O alerta foi dado às 15h54 e desenvolve-se numa zona de "povoamento misto e numa linha de água, o que cria dificuldades acrescidas" aos meios que estão a participar no combate: 83 operacionais, 20 meios terrestres e três meios aéreos.
Em Carvalhal, participam no combate mais de 106 operacionais, apoiados por 31 meios terrestres e quatro meios aéreos, mas o fogo, que tem duas frentes ativas, está fora de controlo: uma que "está a ceder aos meios" e outra numa zona onde não é possível colocar máquinas de rasto.
"Foi fruto de uma reativação bastante forte" e lavra numa zona de acessos "muito difíceis e quase nulos" e onde já foram sentidas dificuldades há dois dias, nota Abel Gomes.