Dois mortos e dois feridos graves em explosão numa casa em Vila Nova de Milfontes. PJ investiga origem do incidente
A explosão na habitação "possivelmente terá sido causada por uma fuga de gás", refere o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral
Corpo do artigo
Duas pessoas morreram, esta quarta-feira, na sequência de uma explosão numa casa em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira (distrito de Beja). As mortes de uma senhora, com cerca de 40 anos, e uma menina, de 9 anos (mãe e filha), foram declaradas no local, sabe a TSF.
Outras duas pessoas, um menino, de 13 anos, e um homem, de 54 (pai e filho), sofreram ferimentos graves. O comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio, indicou à agência Lusa que o homem, de 54 anos, foi "estabilizado no local" e, já ventilado, foi transportado de helicóptero para a Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
O outro ferido considerado grave é o seu filho de 13 anos, que ainda permanece no local, "em manobras de estabilização" por parte da equipa médica, para ser depois helitransportado para o Hospital da Estefânia, em Lisboa, disse a mesma fonte.
A Polícia Judiciária (PJ) vai investigar a origem da explosão, revelou fonte policial. A mesma fonte indicou à agência Lusa que a investigação está a cargo do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Portimão da PJ.
Uma equipa de inspetores do DIC de Portimão deslocou-se para o local depois de a GNR ter contactado a PJ.
A casa onde ocorreu a explosão, em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, distrito de Beja, "ficou totalmente destruída", acrescentou Tiago Bugio.
Na residência onde aconteceu a explosão vivia uma família constituída por quatro pessoas: as duas vítimas mortais, mãe e filha, e os dois feridos graves resultante do incidente, pai e filho.
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, indicou que a habitação se situa em Brunheiras, na zona norte de Vila Nova de Milfontes.
Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, o alerta para a explosão "numa moradia unifamiliar" em Vila Nova de Milfontes foi dado aos bombeiros às 08h29.
De acordo com o comando sub-regional, a explosão na habitação "possivelmente terá sido causada por uma fuga de gás".
Às 11h00, segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estavam no local 55 operacionais, apoiados por 18 veículos, incluindo meios dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Dois helicópteros do INEM foram acionados para o local, o de Évora e o de Loulé, encontrando-se ainda na zona um deles.
Notícia atualizada às 12h45
