Os dois pandas gigantes gémeos nasceram no domingo, filhos do casal de pandas Sam Sam e Hoi Hoi, que tinham sido oferecidos pela China.
Corpo do artigo
As crias nasceram durante a tarde de domingo, uma com 135 gramas, em boas condições de saúde, e a outra com apenas 53,8 gramas, pelo que teve de ser colocada numa incubadora, em cuidados intensivos, segundo informações avançadas pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), apenas em chinês, citadas pela agência Xinhua.
Na sexta-feira, o IACM revelou a suspeita de que Sam Sam, de oito anos, estivesse grávida, já que apresentava sintomas comuns de gestação, como menos apetite, menos atividade e alterações fisiológicas.
"Estes sintomas são fortemente favoráveis a uma gravidez de uma panda gigante fêmea", disse Leong Kun Fong, membro do conselho de administração do IACM, alertando, entanto, que é "muito comum que as pandas exibam sinais e sintomas de gravidez". As crias viriam a nascer dois dias depois de os primeiros sinais de gravidez serem relatados.
O Pavilhão do Panda Gigante foi encerrado no passado dia 14 "com vista a desenvolver o plano de reprodução" do casal. Segundo o IACM, Sam Sam foi também sujeita a inseminação artificial. Na sexta-feira, as autoridades indicaram esperar saber se a gravidez era real no espaço de duas semanas.
Os pandas gigantes passam por um período de gestação entre 83 e 180 dias, mas os primeiros sintomas podem surgir apenas ao fim de 100 dias. As pseudo-gravidezes são comuns, verificando-se não só alterações no comportamento como hormonais, o que pode tornar os testes inconclusivos. As ecografias também podem ser difíceis de efetuar devido ao tamanho extremamente reduzido do feto.
A China ofereceu, em 2009, um casal de pandas a Macau, por altura do 10º aniversário da transferência de poderes do território de Portugal para a China. No entanto, em 2014, a fêmea, Sam Sam, morreu de problemas renais, que foram agravados por ter entrado no período de reprodução, precisaram os técnicos do IACM na altura.
Em abril do ano passado, chegou a Macau um novo casal de pandas, com o mesmo nome, Sam Sam e Hoi Hoi, que em cantonês significa "alegria" e "felicidade".