Obras de preparação com vista ao restauro e modernização do mercado do Bolhão, na cidade do Porto entram numa nova fase.
Corpo do artigo
Os técnicos deram-lhe o nome de "Dom Sebastião", em jeito de homenagem ao nevoeiro típico da noite portuense. É uma nova mini-tuneladora que começou esta semana a ser usada na criação de um novo leito para um curso de água subterrânea que passa por baixo do Mercado do Bolhão.
É mais uma obra preparatória que antecede a intervenção de restauro e modernização do edifício, prevista para começar ainda este ano e que deverá demorar cerca de dois anos.
O site Porto.pt registou os primeiros centímetros perfurados pela tuneladora que vai andar no subsolo da Rua de Sá da Bandeira durante as próximas semanas.
pqIwnYxYKcA
A operação é acompanhada de perto por topógrafos. O objetivo final desta intervenção é criar um novo caminho para o curso de água que justificou o nome da zona e que ajudou a criar problemas de estabilidade que afetam o edifício.
A recuperação e modernização do Bolhão vai custar 27 milhões de euros. O projeto prevê a manutenção da identidade tradicional e de frescos, com as bancas localizadas no piso inferior e a céu aberto. A parte comercial e restauração ficará instalada no piso superior.