À TSF, o autarca de Ribeira de Pena adianta que as chamas consumiram uma "área muito significativa, cerca de 700 hectares". A maior parte diz respeito a locais de pasto para os animais
Corpo do artigo
O incêndio que lavrava desde sexta-feira de manhã em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, foi dado como "dominado" este sábado, tendo as chamas consumido 700 hectares.
A informação foi avançada à TSF pelo autarca de Ribeira de Pena, João Noronha, que dá conta de que o "incêndio está completamente dominado".
Ainda assim, esta é uma fase de "vigilância" e os meios continuam "posicionados" no local, uma vez que a "natureza do terreno é muito difícil devido aos vales muito profundos". João Noronha sublinha que este foi um fogo que atingiu "dimensões muito grandes".
"Depois de uma noite de muito trabalho por parte dos bombeiros, a situação está perfeitamente controlada", reforça.
O alerta para as chamas foi dado por volta das 07h20 de sexta-feira.
O presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena dá ainda conta que as chamas consumiram uma "área muito significativa, cerca de 700 hectares". A maior parte diz respeito a locais de pasto para os animais, que ficaram "irremediavelmente perdidos".
Apela, por isso, ao Governo para que tenha "em atenção" a situação dos agricultores da localidade, prevendo "temos muito difíceis" para este setor, que ficou sem "qualquer tipo de alimento" para o gado.
No terreno estão ainda 211 operacionais, apoiados por 71 viaturas e três aeronaves.