Dos seis aos 32 anos. Porto acolhe 85 pianistas num dos maiores concursos do mundo
Oitenta e cinco jovens pianistas de todo o mundo participam na 25.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília, um dos maiores e mais antigos concursos de música realizados em Portugal e considerado um dos mais importantes do mundo.
Corpo do artigo
Os pianistas têm entre os seis e os 32 anos e vêm de países como China, Israel, Ucrânia, Coreia do Sul ou Japão. A cidade do Porto é palco da iniciativa que decorre até domingo e que convida o público a assistir.
"Temos 85 participantes, selecionados de um recorde de mais de 200 inscrições, que durante uma semana se apresentam entre a Casa da Música e a Fundação Manuel António da Mota para as categorias mais jovens. As provas são de entrada livre para o público e culminam no domingo com um concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, com os nossos três finalistas", explica Luís Costa, coordenador artístico do Concurso Internacional de Piano.
TSF\audio\2023\07\noticias\25\luis_costa_1_07h00
Os instrumentistas chegam "literalmente" de todo o mundo, "de todos os continentes: Austrália, Brasil, Estados Unidos e portugueses também, o que nos deixa muito felizes. Acho que o propósito de um concurso é também trazer todas essas pessoas e durante uma semana proporcionar um ambiente de partilha, em que todos podem ouvir-se uns aos outros, podem ter oportunidade de estar com pianistas internacionalmente reconhecidos e outros pianistas portugueses".
Até sexta-feira realizam-se as provas e semifinais, sempre abertas ao público e no sábado a Reitoria da Universidade do Porto é palco de uma maratona de piano: "Na Reitoria acontecerá 12 horas de música, com alguns dos nossos participantes a tocar ininterruptamente diferentes recitais, diferentes programas. O valor em prémios que está aqui em causa são mais de 60 mil euros, sendo que o prémio principal é o prémio Cidade do Porto com um valor de 25 mil euros."
TSF\audio\2023\07\noticias\25\luis_costa_2_07h00
O Concurso Internacional de Piano Santa Cecília termina no domingo, dia em que sobem ao palco os três finalistas. Na final, cada pianista é acompanhado, durante a prova, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa.
Ao longo desta semana todas as provas têm entrada livre, na Casa da Música e na Fundação Manuel António da Mota.