Continuam sob aviso laranja 12 distritos de Portugal continental e a costa Norte da Madeira.
Corpo do artigo
O rio Douro galgou, esta sexta-feira, as margens e inundou zonas ribeirinhas de Vila Nova de Gaia e do Porto, segundo fonte dos Bombeiros e da Polícia Marítima.
De acordo com os Bombeiros Sapadores de Gaia, que registaram um total de 21 ocorrências durante a madrugada devido ao mau tempo, o Douro está já a alagar as zonas do Areinho e Afurada. "Estamos a aguardar para ver o que acontece com a subida da maré, cerca das 9h30."
O comandante da Capitania do Douro, Cruz Martins, disse à repórter TSF Rute Fonseca que a expectativa é que durante a manhã o nível da água nas zonas ribeirinhas do Porto comece a baixar.
TSF\audio\2019\12\noticias\20\cruz_martins_1_11h
Também a Polícia Marítima disse que se registou "uma subida excessiva do nível da água" do rio Douro, que está alagar "zonas pedonais" do Porto e Gaia, desde as 5h30.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem sob aviso laranja (o segundo mais grave) 12 distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima.
Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte entre as 12h00 e as 15h00 nos dois primeiros casos e entre as 12h00 e as 18h00 no caso de Portalegre.
O temporal em todo o país, causado pela depressão Elsa, já provocou desde quarta-feira dois mortos, um desaparecido e mais de 50 desalojados, assim como 5.400 ocorrências, a maioria quedas de árvores.
Entretanto, o IPMA alertou também para os efeitos de uma nova depressão, denominada Fabien, que atingirá Portugal no sábado.
Segundo o IPMA, o Norte e o Centro serão as zonas do país mais afetadas por esta depressão, estando previstos intensos períodos de chuva e fortes rajadas de vento.
Contudo, prevê-se que os efeitos da depressão Fabien não apresentem em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, "em particular em termos de vento e com mais significado em termos de precipitação".
O IPMA prevê uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.