Draga vira-se em Olhão. Quatro tripulantes em hipotermia e há perigo de derrame
A draga transportava 12 mil litros de gasóleo. O capitão do porto de Olhão adiantou à TSF que há perigo de derrame.
Corpo do artigo
Uma draga que participava numa operação de reposição de areias virou, esta terça-feira, na barra do Lavajo (barra da Armona), em Olhão. Quatro dos tripulantes, que caíram à água, apresentam sinais de hipotermia.
O alerta foi recebido pelas 8h10 pelo capitão do porto de Olhão, tenso sido enviadas para o local embarcações da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Olhão, de acordo com a Autoridade Marítima Nacional.
A draga, de 80 metros de comprimento, pertence à empresa "Sofareias" e transportava 12 mil litros de gasóleo e, segundo o capitão do porto de Olhão, há perigo de derrame.
TSF\audio\2018\01\noticias\16\maria_augusta_casaca_draga_11h
O incidente ocorreu depois da mudança de turno dos trabalhadores. "Quatro dos tripulantes caíram à água, tendo poucos minutos depois sido recolhidos pelo táxi marítimo e transportados para a Estação Salva-vidas de Olhão, apresentando, no entanto, sintomas de hipotermia à chegada a terra", informou a Autoridade Marítima Nacional.
A Autoridade Marítima conta colocar nas próximas horas as barreiras para evitar o derrame de combustível da draga. A empresa proprietária da embarcação vai tentar retirar também os 12 mil litros de gasóleo que se encontram nos tanques da draga.
O comandante do Porto de Olhão, Nunes Ferreira, adiantou à TSF que os trabalhos vão continuar ao longo da tarde desta terça-feira.
TSF\audio\2018\01\noticias\16\comandante_nunes_ferreira_14h
Notícia atualizadas às 13h30, com declarações do comandante do porto de Olhão