Ministério sublinha que pela primeira vez as provas foram sobre o novo programa da disciplina. A português as notas também cairam ligeiramente.
Perto de 43 por cento dos alunos do primeiro ciclo que fizeram a prova de aferição de matemática tiveram notas negativas (D e E). No ano passado tinham sido 19 por cento.
Os resultados das provas de matemática agora revelados pelo Ministério da Educação caíram de forma significativa: em 2011 a média nacional das classificações tinha sido de 68,3%; em 2012 desceu para 53,9%.
A descida nas notas é visível não apenas na duplicação das negativas, mas também na diminuição das notas boas e muito boas. Em 2011, 37% dos alunos tinham recebido um Bom e 16% um Muito Bom, percentagens que este ano desceram, respectivamente, para 22% e 3%.
Justificando a queda nas notas da matemática, em comunicado, o Ministério da Educação salienta que este ano a prova teve pela primeira vez como objecto o novo programa da disciplina.
Os resultados da prova de aferição de português foram semelhantes aos de 2011, mas também houve uma queda. Em média os alunos tiveram uma nota de 66,7% (no ano passado tinha sido 69,3%).
Em 2011, 54% dos alunos tinham tido Bom (B) ou Muito Bom (A) a português. Agora foram apenas 49%. As negativas, pelo contrário, subiram de 12% para 20%.