A única certeza que há é que o auditório vai ser pequeno para tanta gente. É esperado muito improviso e espetáculo.
Corpo do artigo
O diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Pedro Romano Martinez, confessa não saber o que vai acontecer a partir das 17h, quando Marcelo Rebelo de Sousa der início à última aula antes de partir para Belém, de Direito Administrativo.
"Ainda não tenho perfeito conhecimento do que vai acontecer. O professor Marcelo improvisa sempre. Não sei em que termos é que o professor Marcelo quererá dar a aula, mas creio que fará uma despedida em que faça uma resenha geral do seu ensino", confessou o diretor da faculdade.
Certezas, só mesmo uma, de que o auditório será demasiado pequeno para tanta gente. "Admito que a sala esteja completamente cheia. À porta, em pé, de lado na sala. Será muito natural que aconteça., embora normalmente as despedidas não atraiam assim tanta gente".
E há razões para este efeito nos seus alunos? Pedro Romano Martinez não tem dúvida. "O professor Marcelo é um excelente comunicador. Um professor cumpridor que dá as aulas com afinco, interesse e preocupação. É de uma correção e dedicação extremas. Está sempre disponível quando falta alguém para dar aulas. A sua dedicação à faculdade é incomparável".
As saudades vão ser muitas. "É indiscutivelmente um professor que vai deixar saudades. Espero que volte e que de vez em quando venha para um colóquio ou uma conferência. Até já lhe fiz este convite".
"Tem sempre uma postura de quem parece estar a desfilar"
Vasco Garcia, aluno do segundo ano da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, não pensou muito no assunto, mas espera uma última aula divertida, sem grandes lições. "Confesso que não pensei nisso. Avisaram-nos que íamos ter uma surpresa de caráter presidencial, mas passou-me ao lado. Vou ter de ir mais cedo, de cadeirinha para a fila, para ter lugar".
Apesar de ter convivido com Marcelo Rebelo de Sousa apenas durante um ano, Vasco vê diferenças entre o professor e os seus pares. "É um professor diferente, alguém que costumamos ver na televisão. Tem o seu modo de estar diferente dos outros professores, que são mais institucionais e distantes. É mais acessível, sorri, mete conversa. Tem sempre uma postura de quem parece estar a desfilar. É cativante e tem um raciocínio muito rápido, e a sua experiência e as suas histórias ajudam melhor a compreender a matéria".
Marcelo vai deixar saudades, disso ninguém duvida, mas Vasco prefere ver as coisas da perspetiva contrária. "O professor vai ter mais saudades da faculdade, mais do que os alunos em relação a ele".