"É argentino e indisciplinado." O comentário do Papa quando criança subiu ao altar
"Ele é argentino e indisciplinado", disse o Papa sobre a criança muda que subiu ao palco durante a habitual audiência pública, no Vaticano.
Corpo do artigo
Durante a audiência pública desta quarta-feira, o Papa Francisco foi surpreendido por uma criança muda que ultrapassou a segurança e se juntou ao 266.º Papa da Igreja Católica.
A percorrer todo o altar energeticamente, a criança tentou ainda brincar com um dos Guardas Suíços - guarda responsável pela segurança do papa -, mas sem sucesso.
Preocupada com a criança e com a situação criada, a mãe do menino argentino dirigiu-se ao Papa Francisco e terá explicado que a criança argentina era muda.
"Se ele quiser deixe-o brincar aqui", disse o Papa, tranquilizando a criança e permitindo que ela se mantivesse no palco por entre os risos e os aplausos dos cristãos que o ouviam.
Porém, a agitação e ousadia da criança, mereceu um comentário do Papa que, dirigindo-se de boca tapado ao seu secretário pessoal, Georg Gänswein, gracejou com a falta de disciplina da criança.
"Ele é argentino e indisciplinado", disse o Papa cobrindo a boca.
O Papa, também ele argentino, aproveitou o momento para, durante a sua intervenção, refletir sobre a liberdade da criança.
"Ele é livre. Livre e indisciplinado. Mas ele é livre. E fez-me pensar sobre mim mesmo. Serei eu tão livre assim em frente de Deus?", perguntou o Papa aos fiéis que o escutavam.
O episódio caricato foi ainda marcado por um momento mais sério protagonizado pelo Papa, que pediu aos seus fiéis que dessem graças para que a criança pudesse ultrapassar o seu problema de fala, originando aplausos em toda a sala.