Fórum TSF volta a discutir os apoios às empresas por causa da pandemia do novo coronavírus.
Corpo do artigo
O Fórum TSF voltou a discutir, esta quarta-feira de manhã, os apoios às empresas por causa da pandemia. Os vários partidos criticaram o desempenho do Governo e Cristovão Norte, deputado do PSD, chegou mesmo a deixar uma exigência.
"É crucial pagar as dívidas em atraso. Dívidas do Governo às empresas e às famílias que estejam em atraso devem ser pagas da forma mais expedita possível para gerarem liquidez, salvaguardar emprego e assegurar a viabilidade das empresas", explicou à TSF Cristóvão Norte.
João Gonçalves Pereira, deputado do CDS, fala de medidas avulsas que castigam as empresas.
12158408
"É algo que está a penalizar muito as empresas e há até uma espécie de crise de confiança do próprio Estado quando vemos a Segurança Social falhar nos pagamentos, ou seja, há milhares de empresários que não receberam comparticipação do lay-off. O Governo falhou na primeira data, falhou na segunda e não há responsáveis, não se assumem essas mesmas responsabilidades", afirmou João Gonçalves Pereira.
Já José Soeiro, do Bloco de Esquerda, voltou a dizer que o Governo devia ter proibido os despedimentos.
"Houve pouco cuidado em exigir contrapartidas. Quando há apoios públicos às empresas é fundamental exigir às empresas que têm esses apoios que não despeçam e houve muitas empresas que primeiro descartaram os trabalhadores precários e depois foram pedir apoio para a proteção do emprego", disse o deputado do BE.
12159477
Por sua vez, Carlos Pereira, deputado do PS, lamentou a atitude da oposição e garante que tem sido feito tudo o que é possível.
"O PS tem feito aquilo que todos os portugueses estão a ver. Está a avaliar, caso a caso, a implementação das medidas, a sua execução e os seus impactos, por isso é que muitas delas têm vindo a ser notificadas para irem ao encontro das necessidades. Mas sempre houve o objetivo primordial de proteger a capacidade produtiva do país e salvar os empregos", acrescentou Carlos Pereira.
12159857