Sérgio Costa, investigador do INESC TEC, que pertence à Universidade do Porto, recebeu o galardão atribuído pela Academy Management. Trata-se de uma organização internacional na área da investigação em gestão, sedeada em Nova Iorque e considerada a mais prestigiada mundialmente.
Corpo do artigo
Chama-se "Heizer Award" e é atribuído anualmente pela "Academy of Management". O prémio de melhor tese de doutoramento do mundo na área de empreendedorismo foi atribuído, pela primeira vez, a um português.
Sérgio Costa, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador visitante na Universidade de Gent (Bélgica), recebeu a notícia através de um email. Era um dos três finalistas. Acabou vencedor.
O investigador português venceu com a tese de doutoramento intitulada "Business Model Change in Early-Stage University Spin-offs", desenvolvida na Universidade de Strathclyde (Reino Unido).
Na tese de doutoramento, Sérgio Costa aborda a evolução dos modelos de negócio em spin-offs universitárias, utilizando uma metodologia indutiva e longitudinal, com recolha de dados em tempo real nas fases iniciais de desenvolvimento deste tipo de empresas, algo inédito na área da gestão.
Neste estudo exploratório, o investigador acompanhou oito spin-offs da Universidade de Strathclyde, realizando cerca de 98 entrevistas ao longo de 12 meses, para perceber os mecanismos de alteração do modelo de negócio e o modo como estes afetam a performance da empresa.
O investigador introduziu, pela primeira vez nesta área, relações entre a frequência com que o modelo de negócio é alterado e certas variáveis, tais como o grau de envolvimento dos empreendedores, o conhecimento de mercado, de gestão e de arranque de novas empresas.
No que diz respeito ao futuro, Sérgio Costa pretende dar continuidade ao estudo.