
Cláudia Lourença
O Jardim Secreto da Dona Jacinta, é um espetáculo de Inês Tarouca, está na Fábrica das Artes do CCB, em Lisboa, esta semana é para as escolas.
Corpo do artigo
Pode ser que um dia, talvez breve, não seja permitido ter plantas em casa e mesmo os jardins possam vir a ser proibidos. É o que acontece nesta cidade onde mora a Dona Jacinta e onde tem este jardim secreto.
Inês Tarouca conta esta história, que parte da mesma história de onde foi realizado o filme de animação O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, mas é livre, mas secreto.
A Dona Jacinta vista assim pode até ser uma senhora simpatica, que gosta muito de plantas, tem um jardim secreto, para fugir às regras impostas, mas não, a dona Jacinta não é nada afável, bem pelo contrário.
Este é um espetáculo para os miúdos mas muito para os pais, até porque tem várias camadas de texto e Inês Tarouca, até acha que algumas das piadas, só os mais velhos vão perceber, mas há muito para as outras crianças.
Os jardins foram todos substituídos por prédios, estradas, centros comerciais, coisas úteis, para a economia. Agora já não há tempo para passear, conversar ou simplesmente estar ali, no jardim, a olhar, só a olhar, mais nada.
Direção, adaptação e coreografia Inês Tarouca
Interpretação Inês Tarouca, Diogo Tomaz
Música Manuel Ruas Moreira, João Ruas Camacho
Voz Inês Silva
Vídeo João Ruas Camacho
Desenho de luz Rui Seabra
Cenografia Luís Santos
Assistência à cenografia Elsa Matos
Design gráfico Hugo Vissenjou
Fotografia Cláudia Lourenço
Produção Diogo Tomaz, Inês Tarouca
O Jardim Secreto da Dona Jacinta, é um espetáculo de Inês Tarouca, está na Fábrica das Artes do CCB, em Lisboa, de hoje segunda feira 5 de junho, até quarta feira, 7 de junho, sessões para as escolas.