"É um facto notável." Porto de Lisboa atingiu um novo máximo na movimentação de milho
Em declarações à TSF, o administrador do Porto de Lisboa, José Castel-Branco, explicou que o terminal português tem sido uma alternativa segura à importação de cereais, numa altura em que o mundo se confronta com a escassez de cereais.
Corpo do artigo
O Porto de Lisboa atingiu um novo recorde de movimentação de milho. Um navio proveniente de Las Palmas descarregou cerca de 84 toneladas de milho no Terminal de Granéis Alimentares da Trafaria.
À TSF, o administrador do Porto de Lisboa, José Castel-Branco explicou que o terminal português tem sido uma alternativa segura à importação de cereais, numa altura em que, por causa da guerra, o mundo se confronta com a escassez de cereais.
"Esta operação de carga e descarga foi recorde. Um facto notável, que representa a alternativa que o Porto de Lisboa tem para a importação de cereais", considerou José Castel-Branco.
"O Porto de Lisboa representa, neste momento, cerca de 70% do total de importações de cereais do país e está a demonstrar uma capacidade de flexibilidade para se adaptar às situações e à conjuntura internacional, face às dificuldades que se vivem, neste momento na região da Ucrânia", acrescentou.
Este terminal de águas profundas tem assumido uma relevância especial para fazer face à atual crise no setor do transporte marítimo de cereais provocada pela situação de guerra vivida na Ucrânia.