O Instituto Nacional de Estatística confirma que o ano começou mal para a economia, devido à pandemia de Covid-19.
Corpo do artigo
A Síntese Económica de Conjuntura publicada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sublinha que "a informação disponível para janeiro, num contexto de novas medidas restritivas de resposta à pandemia, revela uma redução mais acentuada da atividade económica em janeiro face aos meses precedentes".
Os dados do "montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco acentuou a variação homóloga negativa (-18,7%, que compara com variações de -7,8% em dezembro e -11,8% em novembro)".
Por outro lado, "as vendas de veículos automóveis também registaram decréscimos mais acentuados, com taxas de variação homóloga de -30,5% nos automóveis ligeiros de passageiros, -19,2% nos comerciais ligeiros e -20,8% nos veículos pesados".
Esta Síntese aborda ainda o inquérito as empresas que resulta no indicador de clima económico. Em janeiro, este indicador "registou uma redução, contrariando o aumento observado em dezembro e interrompendo o perfil de recuperação observado entre maio e outubro", destaca o INE.