Educação: Mudanças põem em causa o investimento que foi feito no ensino público
O alerta é feito por duas antigas ministras da Educação perante a proposta do Governo que prevê alterações ao regime jurídico do ensino particular e cooperativo.
Corpo do artigo
As antigas ministras da educação Isabel Alçada e Maria de Lurdes Rodrigues alertam para os riscos da proposta feita pelo Governo que prevê alterações ao regime jurídico do ensino particular e cooperativa.
A proposta feita pelo Governo abre caminho para a introdução do cheque-ensino para toda a escolaridade obrigatória, permitindo aos pais escolherem entre escolas publicas ou privadas.
Ouvida pela TSF, Maria de Lurdes Rodrigues considera que esta proposta significa que o Governo está a desistir da escola pública.
A antiga ministra da Educação diz que se trata de puro radicalismo ideológico, que só vai contribuir para a degradação da qualidade do ensino público.
Também a antiga ministra Isabel Alçada alerta para os perigos desta proposta. A antiga ministra socialista defende que o cheque-ensino não assegura uma efectiva liberdade de escolha. Pelo contrário, diz põe em risco o apoio aos alunos mais carenciados.