
Comboio a bateria na Dinamarca
By Efacec
Após o polémico processo de privatização aprovado a 26 de outubro em Conselho de Ministros, a Efacec conquistou um novo cliente dinamarquês, com um contrato num valor acima de seis milhões de euros que potencia a mudança para comboios elétricos.
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A Efacec foi escolhida pela Midtjyske Jernbaner, operador ferroviário da região de Midtylland, no norte da Dinamarca, para o fornecimento de uma estação de carregamento dos novos comboios a baterias recentemente adquiridos.
Em comunicado, a empresa dá conta que este contrato tem um valor acima dos seis milhões de euros e potencia a mudança para comboios elétricos, considerando o papel da instalação da maior relevância para o processo de transição energética iniciado pelo operador. Com a conclusão deste processo, vai iniciar-se a operação dos novos comboios elétricos, em substituição dos atuais veículos a diesel.
A MJBA planeia reforçar o processo de transição com a utilização de energias renováveis, tendo sido considerada a instalação de painéis solares para permitir o carregamento dos seus novos comboios de baterias, bem como de autocarros e veículos elétricos com energia renovável. O contrato assinado contempla a conceção e fornecimento, em regime de chave na mão, de uma estação com 4,4 MW de potência e três pontos de carregamento estacionários, através de curtos troços de catenária a 25 kV, o que permite o carregamento de um comboio em menos de 10 minutos.
"A Midtjyske Jernbaner confiou na nossa inovação e na excelência do nosso trabalho, atribuindo-nos este primeiro contrato para equipamentos deste tipo na Dinamarca, o que reforça o posicionamento da Efacec na liderança de um segmento de mercado emergente e com um potencial de crescimento muito relevante", considera Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.
Este é o primeiro projeto desta natureza na Dinamarca. A utilização de comboios elétricos com baterias permite a operação eletrificada de troços das redes ferroviárias, com menor densidade de tráfego, e onde a instalação de soluções tradicionais com catenária não se justifica do ponto de vista económico, acelerando a transição para uma operação mais ecológica. O carregamento através de segmentos de catenária permite ainda que os mesmos comboios possam operar em troços já eletrificados.
Em comunicado, o gestor explica ainda que "a adjudicação deste projeto vem consolidar a presença da Efacec em importantes projetos de mobilidade na Dinamarca, nomeadamente o Metro Ligeiro de Odense, a expansão do Metro de Copenhaga, entre outros. Os resultados positivos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos mercados nórdicos e a elevada qualidade de execução dos projetos sustentam a confiança dos nossos clientes e dos seus consultores técnicos nas competências da Efacec, potenciando a realização de um projeto inovador e desafiante".
Para Arne Lægaard, presidente do conselho de administração da MJBA, a satisfação não podia ser maior, uma vez que a nova infraestrutura é a base da visão da empresa e o motivo pelo qual serão o primeiro operador ferroviário na Dinamarca a operar comboios a bateria. "Estamos ansiosos por colaborar com a Efacec e beneficiar da sua vasta experiência e conhecimentos", afirma em comunicado.
A MJBA, anteriormente Vemb-Lemvig-Thyborøn Jernbane, foi fundada em 1879 e é atualmente o operador ferroviário da linha Vemb-Lemvig-Thyborøn, bem como da linha Holstebro-Skjern. A empresa é também a proprietária da infraestrutura da linha Vemb-Lemvig-Thyborøn e gere a infraestrutura da linha Vestbanen.
Esta empresa dinamarquesa adquiriu ainda recentemente sete comboios a bateria à Siemens Mobility, prevendo-se o início do seu funcionamento em março de 2025, quando as infraestruturas de carregamento da Efacec estiverem totalmente instaladas.