Eficácia de 90% no combate aos incêndios: "Podemos sentir confiança e reconhecimento"
José Luís Carneiro sublinhou que apesar de os meios serem sempre finitos, os níveis de eficácia no combate aos incêndios este ano "estão entre os melhores de sempre".
Corpo do artigo
O ministro da Administração Interna sublinha que o trabalho das autoridades no combate aos incêndios, nas últimas semanas, teve uma eficácia de 90%.
Ouvido na Assembleia da República, José Luís Carneiro lembrou que toda a Europa vive uma "situação extrema", por causa do calor, e garante aos portugueses que podem "sentir confiança" nos agentes de proteção e socorro.
"Vivemos em situações extremas, fruto das alterações climáticas, da seca, mas não só, e que têm atingido todos os países com um clima similar ao nosso. Os meios são sempre finitos. Contudo, os níveis de eficácia estão entre os melhores de sempre", atira.
TSF\audio\2022\07\noticias\19\jose_luis_carneiro_boa_acao
José Luís Carneiro explica que 90% dos incêndios "é extinto em menos de 90 minutos" e que "cerca de 80% dos fogos só queimam até um hectare".
A tudo isto soma-se "a eficiência das evacuações", pelo que, "podemos sentir confiança e reconhecimento em relação aos nossos agentes de proteção e socorro pelo seu desempenho nas últimas semanas".
Perante os deputados, José Luís Carneiro pede um "consenso" durante 20 ou 25 anos, entre os grupos parlamentares para reformar a floresta portuguesa e acrescentar valor económico.
TSF\audio\2022\07\noticias\19\jose_luis_carneiro_valor_economico