A eleição do futuro Presidente da Assembleia da República (AR) foi hoje marcada para terça-feira às 16h00, agendou a conferência de líderes.
Corpo do artigo
Já perante o plenário da Assembleia da República, o presidente do Parlamento interino, o social-democrata Guilherme Silva, explicou que o PSD pediu «algum tempo para preparar uma candidatura alternativa» à de Fernando Nobre, que falhou esta tarde por duas vezes a eleição.
Por isso, acrescentou, entre todos os grupos parlamentares foi acertado convocar uma nova reunião plenária para quarta-feira às 16h00, já depois da tomada de posse do novo Governo de coligação PSD/CDS-PP, marcada para as 12h00, no Palácio da Ajuda.
Ainda segundo Guilherme Silva, esse plenário será precedido de uma reunião da comissão eventual de verificação de poderes que fará as substituições que se irão verificar nos grupos parlamentares do PSD, do CDS-PP e do PS, com a saída de alguns deputados para o novo executivo e o regresso de outros, que faziam parte do executivo socialista cessante.
Antes de Guilherme Silva ter feito esta comunicação no plenário da Assembleia da República o independente eleito pelo PSD Fernando Nobre já tinha anunciado a desistência da sua candidatura a presidente da Assembleia da República, depois de duas votações falhadas, e que ficará no Parlamento como deputado.