O cabeça de lista da coligação Mudança (PS/PTP/MPT/PAN) às legislativas madeirenses, Victor Freitas, anunciou hoje a sua demissão como líder do PS regional, na sequência dos resultados eleitorais.
Corpo do artigo
«Como assumi integralmente nas eleições autárquicas os resultados eleitorais, e da mesma forma que o assumi nas eleições europeias, assumo aqui que esta estratégia foi conduzida por mim e, como tal, apresento hoje a minha demissão de líder do Partido Socialista/Madeira», afirmou, na sede de campanha.
Segundo os resultados já apurados, a Mudança foi a terceira força política nas eleições legislativas antecipadas, com 11,4% dos votos, o que garante seis deputados no parlamento regional.
Victor Freitas assumiu a liderança do PS/Madeira em 2012, tendo definido, como o próprio salientou, a estratégia para as eleições autárquicas de 2013, onde o partido ganhou as câmaras municipais de Machico, Porto Santo e Porto Moniz. No Funchal, a autarquia passou a ser liderada por uma coligação, também designada Mudança, que integra o PS como principal partido.
O líder demissionário evidenciou ainda a estratégia definida para as eleições europeias, onde foi eleita uma eurodeputada madeirense pelo PS.
«Nestas eleições regionais, tudo fiz para que o PS tivesse uma base eleitoral mais alargada. Tudo fizemos para o conseguir, mas infelizmente houve partidos que entenderam não integrar a coligação, num momento e numa oportunidade em que era importante que toda a oposição estivesse junta para fazer a mudança na Região Autónoma da Madeira», declarou aos jornalistas, depois de ter sido fortemente aplaudido pelos apoiantes que encontravam na sede de campanha.
Numa breve declaração e sem responder a perguntas, Victor Freitas disse que, com a sua demissão, abre espaço para que o PS/Madeira «encontre outro líder e prepare as eleições nacionais, de forma a vencer, dando aos portugueses e aos madeirenses um novo Governo na República».
O PSD venceu com maioria absoluta (44,3%) as eleições regionais antecipadas na Madeira. Em segundo lugar, ficou o CDS-PP (13,7%).
Nas últimas eleições legislativas regionais, em outubro 2011, o PS elegeu seis deputados. O PTP, que concorreu pela primeira vez na Madeira, elegeu três, e o PAN, que também concorreu pela primeira vez nesse ato eleitoral, elegeu um, bem como o MPT. A lista de candidatos da Mudança integrava, nos primeiros dez lugares, cinco elementos do PS, três do PTP, um do PAN e um do MPT.