"Eles são capazes." Uma forma de mostrar que a deficiência não é entrave para uma profissão
A segunda edição da mostra "Eu Decido" tem como objetivo a promoção e o estímulo à empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidade, fazendo uma divulgação das ofertas formativas existente nas várias instituições da região do Algarve.
Corpo do artigo
A preparação para os dois dias em que vai decorrer a feira começou de véspera. "Estamos a transportar as coisas para montar tudo e vamos dar uma demonstração do que aprendemos com os nossos professores", explica João. Ele é um dos formandos do curso de bar da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), a entidade organizadora. "Ponho as mesas, faço cocktails, aprendo a dobrar guardanapos", continua João enumerando as suas tarefas.
Na Mostra de Práticas Profissionais na Reabilitação vão estar presentes oito instituições que formam pessoas com alguma deficiência ou incapacidade em diversas áreas, desde a hotelaria, passando pelos serviços administrativos, até à jardinagem.
TSF\audio\2023\10\noticias\26\maria_augusta_casaca_mostra_eu_decido
A coordenadora da formação na AAPACDM considera que a grande "batalha" destas instituições é incluir estes jovens no mercado de trabalho e mostrar aos empregadores que vale a pena contratá-los. Poucos são os casos de sucesso, mas são eles que dão alento para continuarem o trabalho.
Andrea, 31 anos, é uma das formandas no curso de empregado de mesa. Já ensaiou as suas competências num almoço com convidados na associação que frequenta. Ali, veste farda a rigor e serve os clientes, "sempre pela direita" e faz questão de que não caia nem um pingo de vinho na toalha. "Por acaso não caiu, correu tudo espetacular nesse dia, as pessoas gostaram muito e o professor ficou muito orgulhoso de nós", conta.
"Esta feira, mais do que para os empregadores é para os próprios formandos, porque sentem algum reconhecimento do trabalho árduo que têm em termos de formação", garante Deolinda Colaço
"Nós queremos mostrar que eles são capazes, eles conseguem fazer", afirma convicta a coordenadora.
A Mostra irá realizar-se quinta e sexta feira, na baixa da cidade de Faro entre as 10h00 e as 17h00 com a participação de diversas entidades que trabalham na área de reabilitação - da Associação Algarvia (AAPACDM) entidade organizadora, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), da Fundação Irene Rolo (FIR), da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), da Associação para a Intervenção e Reabilitação de População Deficiente e Desfavorecida (EXISTIR), da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira - Centro de Formação Espaço Bússola (SCMA), do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (CASLAS), e da Cooperativa de Reeducação e Apoio ao Cidadão de Portimão (CRACEP) .
Na inauguração estará presente a Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes e o Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação.
