Ministra vai duplicar verba da ação social no ensino superior para 70 milhões de euros
Elvira Fortunato assegura que a revisão do complemento de alojamento é para estar disponível este ano.
Corpo do artigo
A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, disse esta quarta-feira milhões de euros.
"Em termos de ação social, em 2022 tivemos um orçamento de 32 milhões de euros e o que propusemos agora para 2024 são 70 milhões de euros. Mais do que duplicámos o valor".
Dos novos estudantes universitários, 5862 recebem bolsa de ação social.
Para fazer frente ao aumento do preço dos quartos para estudantes universitários, o Governo está a rever o complemento de alojamento. Elvira Fortuna assegura que "terá efeito este ano letivo", ressalvando que "esse aumento não é igual para as cidades".
Esta tarde em Coimbra, a ministra assistiu à apresentação de um projeto de uma nova residência para estudantes que terá 156 camas. O investimento deste projeto já passou de cinco para seis milhões, fruto do contexto atual.
Portugal está ainda a aguardar uma resposta da Comissão Europeia ao pedido feito no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência e que pode ajudar a fazer frente a estes aumentos. A ministra acredita que "esse pedido vai ser aceite" e espera que "dentro de duas a três semanas" ter a resposta final.
Sobre o valor do reforço, Elvira Fortunato não específica, embora tenha afirmado que possa comportar "a grande maioria" dos aumentos.
Até 2026, a meta é ter 26 mil camas para estudantes universitários no país.