Em ano de "incerteza", Pedro Nuno Santos deixa mensagem de esperança com apelo ao voto
O ano de 2023 foi "globalmente positivo", mas Pedro Nuno Santos promete "um novo impulso".
Corpo do artigo
A mensagem é de Ano Novo, mas serve para fazer balanços sobre o ano velho. Pedro Nuno Santos fala num ano "globalmente positivo", puxando pelas políticas de António Costa, embora admita que o aumento do custo de vida limitou a qualidade de vida das famílias. Em 2024, "só o PS assegura a governabilidade" para dar um novo impulso ao trabalho de Costa, com contas certas e reformas.
O novo secretário-geral socialista lembra que o emprego e a economia continuaram a crescer, mesmo com um contexto adverso com uma guerra no Leste da Europa e outra no Médio Oriente, graças às políticas de António Costa.
"O ano de 2023 foi particularmente difícil para os portugueses. O aumento dos preços dos bens essenciais, a subida das taxas de juro e o difícil acesso à habitação pesou na carteira das famílias e limitou a sua qualidade de vida. A verdade é que, mesmo num contexto adverso em que duas guerras continuam a multiplicar mortes e sofrimento aos portos da União Europeia e cujo impacto na economia produziu recessão em vários países europeus, Portugal resistiu", nota.
Portugal continua a ser um "país seguro", com a economia a crescer, "a inflação foi controlada, o emprego subiu e os salários aumentaram", destaca Pedro Nuno Santos.
Em 2024 há um contexto de "incerteza", devido à crise política desencadeada com a demissão de António Costa. E, aos portugueses, Pedro Nuno Santos deixa uma mensagem de esperança, em tom de apelo ao voto. O líder socialista defende que só o PS assegura a governabilidade para dar um novo impulso ao trabalho de Costa.
"Só o PS está em condições de assegurar aos portugueses um projeto de governabilidade que garanta a estabilidade, defenda as instituições democráticas, desenvolva reforma do Estado social e acelera a transformação da nossa economia. Que 2024 possa ser o ano em que com o PS reforçamos a esperança e confiança no futuro. O ano em que, com convicções, mas também com responsabilidade, com ambição, mas também com estabilidade, ousamos uma vida melhor", acrescenta.
As eleições legislativas antecipadas decorrem a 10 de março. Pedro Nuno Santos é o candidato do PS a primeiro-ministro, depois de ter vencido as eleições para a liderança do partido contra José Luís Carneiro e Daniel Adrião.