Em Braga, há um Hospital dos Bonequinhos que ajuda a combater o medo da bata branca
A iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho já vai na 17.ª edição. Até sábado devem passar pela biblioteca do Hospital de Braga 800 crianças entre os três e os seis anos
Corpo do artigo
Foi uma manhã bastante concorrida na triagem do Hospital dos Bonequinhos, em que os pacientes de peluche e, por vezes, jurássicos, chegam, sobretudo, com fraturas contraídas após missões desafiantes, como foi o caso do Martim acompanhado pelo Lucas de cinco anos. “Os ossos dele saíram do sítio porque caiu do tronco de uma árvore enquanto dávamos a volta ao mundo”, relata.
Pouca sorte também para o urso e boneca da Francisca e da Beatriz, que num passeio ao parque, foram surpreendidas por uma pedra no caminho. O resultado? Um braço e uma perna partida, respetivamente.
Feita a triagem, os bonequinhos passam pelos gabinetes da imagiologia, nutrição, psicologia, cirurgia, onde assistiram a uma operação, equipados com toucas, e as novidades: fisioterapia, oftalmologia e medicina dentária, dinamizada por alunos do Porto. "Tentamos dar uma nova roupagem, porque temos crianças que vêm todos os anos, então criamos novas dinâmicas para não ser sempre a mesma atividade", refere Pedro Azevedo, diretor do Hospital dos Bonequinhos.
Outra das novidades instaladas na biblioteca do Hospital de Braga é um espaço para a prática de exercício físico, isto porque a organização olha para as crianças como "um bom agente de divulgação", neste caso junto dos pais.
Até sábado, são esperadas perto de 800 crianças, nesta que é já a 17.ª edição da iniciativa promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) em parceria com a ULS de Braga e o Município, que assegura o transporte entre as dez escolas do concelho e o Hospital de Braga onde decorre a ação.
Além de uma oportunidade para os mais de 300 alunos do primeiro ano e não só, dos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, educação básica e medicina dentária desenvolverem capacidades ao nível da comunicação. Esta é também uma iniciativa chave, no sentido de reduzir a ansiedade das crianças nas deslocações ao hospital ou dentistas.
"Estamos a contribuir para uma cultura de humanização na instituição. As próprias crianças, ao longo destas sessões, levam ensinamentos para casa que acabam por partilhar com os pais, nomeadamente no que diz respeito à alimentação", defende a diretora Clínica dos Cuidados Hospitalares, Paula Vaz Marques.
E como cliente satisfeito volta sempre, o Henrique, de quatro anos, já só pensa em regressar, desta vez, com um dinossauro com problemas no pescoço. Já o Mickey ficará em casa, a cumprir as recomendações médicas, uma semana sem poder mexer os braços.
O Hospital dos Bonequinhos está de portas abertas, na biblioteca do Hospital de Braga. Durante a semana, mais direcionada para as escolas, o regime livre para as famílias está previsto entre as 16h00 e as 17h30. No sábado, o horário de funcionamento é das 09h00 às 12h30.
