Em Bragança há uma aldeia que acredita que a Senhora da Serra lhes vai fazer o milagre de trazer chuva. Há meses que por ali não chove.
Corpo do artigo
A Santa, venerada num dos mais conhecidos santuários marianos do distrito, pertence à aldeia de Rebordãos, que está a cerca de 12 quilómetros do cimo da serra onde está a capela da Senhora. Para que o milagre aconteça, a aldeia em peso vai buscar a santa, numa procissão do alto do monte até à igreja da povoação. Dizem que sempre foi assim e que sempre a Senhora da Serra os atendeu.
TSF\audio\2017\10\noticias\15\afonso_de_sousa_milagre_da_chuva_10h
É durante o percurso íngreme e em terra batida que os habitantes de Rebordãos descem em pedem à Senhora, rezando e cantando, o milagre da chuva. "Sempre resultou. Tenho fé que vai chover. Sempre tem chovido e não vai ser agora que nos vai deixar ficar mal".
As palavras são de Inês Pires uma quase octogenária que espera pela Santa a meio do percurso. Já não tem pernas para fazer o caminho todo. Vai com a amiga Maria Alice de 77 anos. Esta acrescenta que a Santa tanto faz chover como para a água quando é demais. "Faz as duas coisas (risos). Temos muita fé nela", acrescenta afirmando que confia que vai chover.
Também Manuel Martins de 58 anos acredita que a Senhora da Serra vai fazer outra vez um milagre. "Vai chover porque toda a gente que tem fé, nós merecemos que seja feito um milagre. Sempre foi feito aquilo que o povo pediu"
E a última vez foi há 12 anos. E as preces de Rebordãos foram atendidas. Carla Pires diz que toda a região acredita nas bênçãos da senhora. "Não é só a população e a comunidade de Rebordãos mas sim todas as aldeias e a cidade de Bragança. Tenho a certeza que vai chover. O céu já comprova isso. As nuvens cinzentas começaram a aparecer mal tirámos Nossa Senhora do Santuário".
Visivelmente emocionado Adriano Rodrigues acrescenta que já devia ter sido feita antes, a procissão. "Já devíamos ter começado mais cedo porque a seca é muito grande. Acredito que vai chover porque até agora tem sido sempre assim", afirma.
Se o povo é crente, o padre Manuel Rodrigues abençoa o ato de fé. "É o povo que a trás e é o povo que a devolve ao seu Santuário para invocar esta misericórdia e esta graça da chuva ou o fim dela. Eu tenho fé que sim".
Agora é só esperar que o milagre da Senhora da Serra traga a chuva.