Na vila ribeirinha de Constância, uma taverna de ar moderno e ambiente rústico apresenta lista com petiscos tradicionais e alguns pratos particularmente apreciados.
Corpo do artigo
Situada junto à confluência dos rios Zêzere e Tejo, Constância foi, em tempos, um porto fluvial de razoável dimensão.
O Museu dos Rios e das Artes Marítimas recorda esse passado ligado à construção naval, associada ao transporte de mercadorias, e à pesca, quando a poluição do Tejo ainda era uma miragem.
Tais atividades acrescentaram importância à povoação com estatuto de vila conferido por D. Sebastião e que foi Punhete até 1836, ano da muito desejada alteração toponímica por ordem de D. Maria II.
A vila ribeirinha, vizinha do campo militar de Santa Margarida e a poucos quilómetros do castelo de Almourol, belo exemplar de arquitetura militar, justifica pausa na viagem para olhar o Tejo sem pressas e saborear uma refeição.
TSF\audio\2018\04\noticias\19\tsfmesa19
A Leopoldina Tavernas, com localização central, é um espaço novo, interessante, moderno e desafogado, com decoração marcada pelo tom rústico. Mesas postas com bom gosto.
Na lista, destacam-se alguns petiscos, com destaque para os peixinhos da horta e pataniscas, saboroso começo de uma refeição que pode ter continuidade com o bacalhau à Leopoldina. Servido no pão, com brócolos, é um dos pratos mais conhecidos da casa.
Choco frito com arroz de coentros é, eventualmente, alternativa a considerar nesta casa onde os pratos são apresentados de modo sugestivo e contemporâneo.
É o caso da alheira com ovo de codorniz. Grelhada, é servida em pão.
Nos pratos de carne, referência para as bochechas de porco e para o pernil no forno, acompanhado com arroz de feijão.
As sugestões cárnicas são alargadas com secretos de porco preto e bife da vazia com crosta de pimenta e queijo dito da serra.
Nas sobremesas, queijinho do céu e pudim de tacho formam um par de doces sugestões, acompanhadas com um cálice de licor, cortesia da casa.
Garrafeira suficiente neste restaurante simpático e agradável.
Leopoldina Tavernas, em Constância.
Onde fica:
Localização: R. Luís de Camões 33, 2250-066 Constância
Telef.: 249 736 704