Sexta edição da Marcha Nacional Pelos Direitos de Todos os Animais percorre este sábado as ruas de Lisboa
Corpo do artigo
Decorre na tarde deste sábado, em Lisboa, a Marcha Nacional Pelos Direitos de Todos os Animais. Organizada pela Animal Save and Care Portugal, a iniciativa quer chamar a atenção para aquilo que dizem ser o "sistema exploratório" que coloca os animais em sofrimento.
O objetivo é claro e é repetido desde 2018. Noel Santos, da Animal Save and Care Portugal, defende, em declarações à TSF, ser "essencial alertar as pessoas para aquilo que é um sistema exploratório". Um regime que, diz, "instrumentaliza os animais, seja para a alimentação, para fins recreativos, para a indústria de transformação ou para experimentação".
O nome da marcha não deixa margem para dúvidas: nesta iniciativa cabem todos os animais. "Não estamos a lutar só pelos cães e pelos gatos", vinca Noel Santos.
"As pessoas dizem que gostam muito de animais, mas depois olham para o prato e está lá uma galinha, um borrego ou um porco. Há animais que são excluídos desse amor e nós queremos enfatizar o facto de que estamos aqui por todos os animais, não excluimos nenhum", afirma.
Em 2023, quase 450 pessoas juntaram-se à iniciativa em Lisboa. Noel Santos considera que "as pessoas estão um bocado adormecidas nos seus valores". No entanto, conta ter "o mesmo número de participantes do ano passado".
A Marcha Nacional Pelos Direitos de Todos os Animais começa às 16h00, em Lisboa. Começa na Praça D. Pedro IV, no Rossio, e ruma em direção à Praça da Figueira.
