Embaixador de Portugal em Madrid é o novo vencedor do prémio Francisco de Melo e Torres
João Mira Gomes foi distinguido pelos resultados no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na promoção da imagem de Portugal.
Corpo do artigo
O embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes, é o novo vencedor do prémio Francisco de Melo e Torres, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), que distingue anualmente o chefe de missão diplomática que mais se destacou pelos resultados no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na promoção da imagem de Portugal. Um trabalho que é valorizado por Nuno Pinto de Magalhães, membro da direção da CCIP.
"Isto é um prémio individual pelo trabalho que o embaixador Mira Gomes tem vindo a desenvolver na promoção das empresas e das marcas portuguesas, nomeadamente das PMEs no mercado espanhol. Quer no processo de exportações, quer no processo de internacionalização. Para nós, para a Câmara de Comércio, é muito importante o papel que os diplomatas têm no âmbito da diplomacia económica", justificou à TSF Nuno Pinto de Magalhães.
O membro da direção da CCIP explicou que o processo seletivo passa por um júri que elege o vencedor.
"O processo seletivo é feito por candidaturas dos próprios embaixadores. Portanto, os próprios embaixadores espalhados por esse mundo fora apresentam candidaturas, relevando o trabalho que têm vindo a fazer e, inclusive, também indicando especificamente projetos onde estiveram envolvidos. Depois há um júri presidido pelo embaixador António Monteiro e constituído também pelo doutor Paulo Portas, por mim e pelo doutor Rui Miguel Nabeiro que aprecia as candidaturas e seleciona um premiado. Esta é a nona edição, é um prémio no valor de 25 mil euros que é para ser aplicado num projeto concreto que o embaixador premiado nos apresente, no país onde está", esclareceu o membro da direção da CCIP.
TSF\audio\2024\01\noticias\03\nuno_pinto_de_magalhaes_2_7h
João Mira Gomes, vencedor do prémio, mostra-se satisfeito pelo trabalho que realizou.
"O sentimento obviamente que é de satisfação, por várias razões. A primeira porque é um reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo de um ano, a segunda pelo facto de, pela primeira vez, este prémio da Câmara de Comércio ser atribuído ao Embaixador de Portugal em Madrid. É especial, mas vamos lá ver. Espanha tem uma importância muito grande para aquilo que são as exportações portuguesas e também para aquilo que é o investimento direto estrangeiro em Portugal, que são dois dos critérios que são determinantes para a atribuição do prémio. Há um terceiro, que é a projeção da imagem de Portugal. De facto, nós em Espanha somos muito ativos também nessa área", admitiu João Mira Gomes.
TSF\audio\2024\01\noticias\03\joao_mira_gomes