A embarcação de pesca naufragou na madrugada de quarta-feira. As autoridades já recuperaram os corpos de três dos quatro tripulantes do navio.
Corpo do artigo
A embarcação de pesca que naufragou na última quarta-feira ao largo da Figueira da Foz foi encontrada este domingo, a 80 metros de profundidade pelos meios envolvidos nas operações de busca, disse fonte da Marinha.
Ouvido pela TSF, Pedro Coelho Dias, porta-voz da Marinha, explicou que o navio foi encontrado pelos meios envolvidos nas buscas.
TSF\audio\2017\12\noticias\03\pedro_coelho_dias_pvoz_marinha_1
"Foi detetado pelo navio hidrográfico da marinha, que é um navio de investigação científica, com recurso ao seu sonar de varrimento lateral", explicou o representante da Marinha, "foi necessário mergulhar um veículo subaquático (...) e conseguimos recolher imagens vídeo e perceber que era a embarcação de pesca".
A informação recolhida não permitiu identificar o corpo do pescador ainda desaparecido dentro da embarcação com cerca de nove metros de comprimento e a família já foi informada desse facto.
Pedro Coelho Dias informa que os mergulhadores têm agora de aguardar pela melhor altura para recolher mais dados.
TSF\audio\2017\12\noticias\03\pedro_coleho_dias_pvoz_marinha_2
"A equipa é constituída por 10 pessoas, que terão de mergulhar aos 80 metros de profundidade. É uma operação complexa", explicou Pedro Coelho Dias, "estamos a falar de uma profundidade muito grande e que, em termos fisiológicos, acarreta alto risco. Os mergulhadores não podem estar mais de seis minutos debaixo de água, a esta profundidade".
"A janela de oportunidade que encontramos será, à partida, amanhã [segunda-feira] de manhã, entre as 8h00 e as 9h00, que é quando a maré está baixa", acrescentou.
A embarcação de pesca "Veneza" naufragou na madrugada de quarta-feira a cerca de 20 quilómetros da costa da Figueira da Foz. Aquando do naufrágio estavam a bordo quatro pessoas, sendo que as autoridades já recuperaram três corpos.