Empresas exigem reforço de limpeza e desinfeção, mas já começa a faltar material
O alerta é do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas. Há funcionários do serviço de limpeza sem produtos suficientes para assegurar o serviço.
Corpo do artigo
Devido à pandemia de Covid-19 o trabalho dos funcionários de limpeza está a aumentar, com muitas empresas a pedir um reforço do serviço.
Em declarações à TSF, Vivalda Silva, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) conta que sobretudo os serviços hospitalares e de transporte estão a pedir mais trabalhadores.
Além disso agora é exigido às equipas de limpeza que façam também uma desinfeção, o que não acontecia até agora.
Com o reforço das limpezas começa a faltar material, em especial nos hospitais. Muitos estabelecimentos de saúde não conseguem fornecer produtos aos funcionários de limpeza e pedem que seja a empresa prestadora de serviço a fazê-lo, explica Vivalda Silva. Por seu lado, estas também já têm dificuldade em assegurar o fornecimento.
"Começa a haver uma escassez de equipamentos. Ainda não estamos numa fase crítica, mas já temos trabalhadores a ligar-nos a dizer que não têm luvas", lamenta. Se for o caso os trabalhadores devem contestar e pedir ajuda ao STAD.
A responsável do STAD conta ainda que há trabalhadores que têm medo de contrair a Covid-19 e, no espetro oposto, outros recusam-se a usar equipamentos de proteção.
TSF\audio\2020\03\noticias\16\vivalda_silva_3_n_usam