É um local de contemplação, tão magnânima é a panorâmica, e de aconchego estomacal: a frescura do peixe e do marisco é a imagem de marca de um restaurante sobranceiro à praia que é paraíso dos surfistas e onde as opções cárnicas também são de levar em linha de conta.
Corpo do artigo
Um dos recortes mais aconchegados da Costa Vicentina é a harmoniosa praia da Arrifana, esplendorosa e ampla baía protegida pelas falésias xistosas.
Paraíso dos surfistas, tem um ex líbris natural: vertical ao mar, a Pedra da Agulha, imponente rochedo de formato retangular, destaca-se na imensidade oceânica a curta distância do areal.
Sobre a falésia, foi construída em 1635, durante o domínio filipino, uma fortaleza para defesa da costa e da almadrava, armação para a pesca do atum, ali colocada havia dezenas de anos.
O local é hoje miradouro muito visitado e dali avista-se, para norte, o cabo Sardão; para sul, o olhar alcança o Pontal da Carrapateira; lá em baixo, o portinho da Calheta.
Uma panorâmica magnífica que pode ser contemplada do restaurante O Paulo, vizinho da fortaleza.
TSF\audio\2018\05\noticias\29\tsfmesa29
Construção moderna, em tom escuro, bem integrada na paisagem, com generosa superfície vidrada, tem como atração o peixe e o marisco.
O espaço interior é confortável e a decoração marcada pelo bom gosto.
Para começar, sugere-se sopa de peixe, pera abacate com camarão e molho ou salda de polvo.
As cataplanas - de marisco, com lavagante e lagosta; de peixe ou de amêijoas com carne de porco - estão na 1.ª linha das especialidades, a par da mariscada à Arrifana, um hino aos sabores marinhos: ostras, mexilhão, sapateira, camarão, amêijoas e lingueirão.
Um trio de arrozes - tamboril com camarão; marisco ou lingueirão - reforça o capítulo das especialidades da casa, em que figuram, em destaque, as feijoadas de buzinas e de choco com gambas.
A ementa, particularmente vasta, apresenta caldeirada; espetada de peixe com gambas; polvo suado com batata-doce e massada.
O peixe fresco para grelhar é outra alternativa com ampla escolha: do robalo ao pargo; do cherne ao sargo.
Nas escolhas cárnicas, o bife de lombo à Paulo, com três tipos de molhos - pimenta, cogumelos ou porto - é uma das opções; outra, as costeletas de borrego.
Por encomenda, a caça também é opção: javali da serra no tacho; perdiz frita ou estufada; coelho bravo frito ou de cebolada.
Bolo de batata-doce com medronho ou pudim caseiro de ovos destacam-se no capítulo doceiro. Boa carta de vinhos. Serviço satisfatório neste restaurante onde o panorama embriaga o olhar, o peixe e o marisco deliciam o estômago.
Restaurante O Paulo, na Arrifana, Aljezur.
Onde fica:
Localização: Rua Serpa Pinto 32, 8670-156 Aljezur
Telef.: 282 995 184 ; 934 975 250
GPS:
Latitude: 37º 17" 46"" N
Longitude: 8º 52" 23"" W