"Enciclopédia de rimas na cabeça para não bloquear." Dezasseis rappers lutam pelo título de melhor MC
O palco da Sala Tejo, da Altice Arena, vai receber 16 MCs que vão disputar a final do Red Bull FrancaMente, a maior competição de rap de improviso do país.
Corpo do artigo
Dezasseis rappers vão, este sábado, lutar pelo título de melhor MC em Portugal. A Altice Arena recebe a terceira edição do Red Bull FrancaMente, a maior competição de rap de improviso do país, ao estilo do filme "Eight Mile".
Apelidam-nos de "atletas da palavra". Nas batalhas exige-se "raciocínio rápido", "sentido de humor" e "confiança". "Eu acho que esses pontos são muito importantes porque nós temos de estar preparados para o que o adversário vai dizer, preparados para as reações do público", explica à TSF o rapper Sir Scratch, host da fase de qualifiers.
TSF\audio\2023\10\noticias\27\ines_duarte_coelho_rap
Vão subir ao palco da Sala Tejo 16 rappers apurados da fase de qualifiers, decidida em dois eventos: "Plano B", no Porto, e "Lisboa ao Vivo", em Lisboa. Na final nacional, cada ronda vai ter desafios diferentes: uma palavra surpresa para incluírem nas barras que vão entregar, ou temáticas para desenvolverem enquanto rimam.
O rapper Kappa Jotta foi jurado, na fase de qualificação, e responsável pela passagem de oito finalistas.
"Nunca sabemos o que é que vem dali. Se alguém for ver um show meu, o que acontece é que as pessoas sabem as músicas que eu vou cantar. Ali [Red Bull FrancaMente], nunca sabemos quem vai batalhar com quem, nunca sabemos qual é o tema. Não sabemos nada. É sempre uma surpresa", acrescenta Kappa Jotta.
À TSF, Kappa Jotta, explica a importância do Red Bull FrancaMente para quem começa nas rimas: "Dá-lhes espaço e é uma montra para que eles ganhem experiência e consigam evoluir na sua arte. Este palco é importantíssimo para os miúdos."
Na final de sábado, vão rimar perante a um júri composto por ProfJam, Valete e Eva Rap Diva. A noite será conduzida pelo host NTS. O DJ Kronic vai ser responsável por lançar os beats que dão o arranque às rimas.
Eva Rap Diva quer ouvir "rimas, sem bengalas. Punchlines e pensamento lógico". "Vou votar, sempre, na pessoa que me apresentar um melhor equilíbrio entre estes fatores", acrescenta.
"Espero que haja uma evolução em relação à última edição. Muitos dos MC"s estão a participar quase desde o início e já se nota uma evolução, mas depois aparecem novos MC"s e ainda elevam mais a fasquia. Acho que sábado vai ser forte", sublinha a rapper Eva Rap Diva.
No ano em que o hip-hop assinala 50 anos, o rapper Sir Scratch quer partir o bolo, na final nacional, na Altice Arena: "Espero boa energia e casa composta para celebrar este pedaço de cultura de hip-hop."
A final do Red Bull FrancaMente realiza-se no dia 28 de outubro, na Sala Tejo da Altice Arena, às 21h30.